CGE
alerta CGE
prefeitura.sp.gov.br
Busca:
Prefeitura da Cidade de São Paulo


Fonte
As informações e estatísticas sobre a dinâmica do mercado imobiliário não têm uma tradição de tratamento por órgãos públicos e centros de informação. Dessa forma, não se aplicam convenções internacionais a esse tema, de forma que as nomenclaturas utilizadas são, na sua maioria, definidas a partir de análises do setor privado. No presente caso tomamos a definição dada pelo produtor de dados, a Embraesp - Empresa brasileira de estudos de patrimônio. Trata-se de instituição privada que coleta de forma sistemática, desde 1977, os folhetos publicitários, anúncios e informações dos corretores referentes aos lançamentos imobiliários.


Conceitos
Lançamento imobiliário
Conforme a Embraesp, lançamento imobiliário é o momento de início do empreendimento evidenciado pela sua publicização ostensiva seja nos meios de comunicação, seja por meio eletrônico ou pela distribuição de material impresso (Embraesp, 2007). Os lançamentos são divididos entre residenciais e não residenciais (comerciais).
Terrenos consumidos
É a soma em metros quadrados da área do terreno correspondente aos lançamentos imobiliários.
Valor geral de vendas
Variável aqui utilizada no caso dos lançamentos residenciais, refere-se à soma do valor de vendas no lançamento de todas as unidades lançadas.
Conjuntos-tipo
Referem-se apenas aos lançamentos comerciais. São as unidades básicas dos lançamentos, ou seja, salas ou escritórios.


Referência
EMBRAESP. Empresa Brasileira de Estudos Patrimoniais. A atribuição de coordenadas geográficas foi realizada pela SMDU/ Dipro.


Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano/SMDU
Departamento de Produção e Análise de Informação/DEINFO
Técnico responsável: Luciana Chakarian Kuada
Dezembro de 2015

Prefeitura da Cidade de São Paulo